2002-07-28

Em 1967, Lula entrou pela primeira vez em um sindicato. Dois anos depois, integraria a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema. Em 1970, participou como 1º secretário e responsável pela área sindical. Em 1975, foi eleito presidente do sindicato.

Em 1978, organizou a primeira greve ocorrida no regime militar e, no ano seguinte, foi afastado por 60 dias do sindicato, por uma intervenção do Ministério do Trabalho.

Todo esse movimento de organização da classe trabalhista resultaria no Manifesto do Partido dos Trabalhadores, em 10 de fevereiro de 1980, em um encontro no Colégio Sion (São Paulo), que contou com a presença de mais de 2.000 simpatizantes.

Em 31 de maio e 1º de junho de 1980, o PT realizou um Encontro Nacional, que aprovou seu programa e seu estatuto. Lula foi eleito presidente do partido.

Esse cara é foda. Mesmo muita gente chamando ele de burro e coisa e tal, é adepto do trabalho formiguinha, e organizou uma porrada de coisas. Eu já conhecia essa história, e queria dividir. Eu acho que ele anda mal acessorado, é verdade. Deveria conversar mais com o Tarso, que foi seu acessor de campanha em 1998. Aqui no Rio Grande do Sul, o PT é mais trabalhador e realista do que socialista radical.

Tenho teorias a esse respeito. Um dia escrevo em algum lugar.

Ah, o tropeço fica por conta da união com o PL. Manobra política sempre fede, não importa de onde vem.

OPTEI

mais informações aqui